Asas de Arco Iris | Coach Natália Santos
719
page-template-default,page,page-id-719,page-child,parent-pageid-293,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
 

NATÁLIA SANTOS

Interajo e comunico com crianças e adolescentes de uma forma muito natural e intuitiva, por isso formei-me em Línguas e Literaturas Modernas (FLUP) e mais tarde pós-graduei-me em Necessidades Educativas Especiais (ISCIA).
Entre outras disciplinas, lecionei Português e Inglês em vários níveis de ensino durante cerca de 10 anos. A minha experiência profissional mostrou-me as dificuldades que os alunos evidenciam e vi como a escola não consegue dar resposta a estas questões. Ao criar, adaptar, transformar atividades e materiais para motivar os meus alunos, tornei-me bastante organizada, criativa e focada em soluções educativas individualizadas e eficientes.
Participei em diversas ações do Programa Europeu da Juventude, onde contactei com as ferramentas da educação não-formal e ambiental, bem como com as Artes Performativas, enquanto forma de expressão criativa e de mobilização social. Este contacto próximo com pessoas de origens e culturas diferentes inspiram-me a exercer mais ativamente a minha participação cívica e social. Colaborei com variadas associações de índole educativa e política até 2012, ano em que me tornei mãe.
Depois de 2 anos dividida entre dedicar-me à maternidade ou à profissão, deixei o ensino e procurei encontrar respostas para todas as perguntas com que uma mãe se depara com o nascimento de uma criança. Nesta busca, li muito, pensei muito, descansei pouco, e envolvi-me em vários projetos e iniciativas educativas. Uni-me a outros pais que procuravam uma resposta educativa mais respeitadora e livre para as crianças e tornei-me um dos elementos criadores da Escola Viva.
No seu conjunto, a Pedagogia Libertária, o Coaching, as Comunidades de Aprendizagem e a Parentalidade Consciente ajudaram-me a encontrar muito mais perguntas do que respostas. Tornei-me mais curiosa, observadora, atenta e reaprendi a ver e a sentir mais do que a encontrar “a resposta”.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Facilitadora de Parentalidade Consciente com Mikaela Övén, LIFE Training;

 

Colaboradora nos projetos educativos “Escola Viva” e ERES;

 

Especialidade em Ensino Especial, Domínio Cognitivo-motor pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração;

 

Licenciatura em Línguas e Literaturas Portuguesa e Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.